A equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia está realizando mais uma importante investigação arqueológica entre os estados de São Paulo e Paraná. Durante o trabalho realizado como parte do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, nas áreas de influência da Linha de Transmissão 230 kV Assis – Salto Grande – Chavantes, a ser instalada entre os municípios de Cambará (PR) e Salto Grande (SP), foram resgatados três sítios arqueológicos.
Após a etapa de campo, realizada entre a segunda metade do mês de outubro e primeira metade de novembro, os pesquisadores desenvolvem agora atividades de laboratório e gabinete, para a análise da cultura material proveniente destes sítios e a elaboração dos relatórios de pesquisa. De antemão, podemos afirmar que os vestígios encontrados, tratam-se de preciosos testemunhos da ocupação humana naquela região, avalia o arqueólogo responsável, Valdir Luiz Schwengber.
Os vales dos grandes rios guardam significativos registros de populações que ocuparam suas margens e de seus afluentes, nos últimos milhares de anos. As pesquisas arqueológicas foram intensificadas no Médio Vale do rio Paranapanema nas três últimas décadas, em consequência da implantação de empreendimentos de infraestrutura.