O monitoramento arqueológico na área de implantação da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Fazenda Modelo, iniciadas em julho de 2017, está em andamento no Município de Juara (MT). Essas atividades consistem, em primeiro momento, no acompanhamento de todas as ações de revolvimento de solo: desmatamento com limpeza de superfície, escavações e áreas que serão aterradas. Ademais, como descreve a metodologia, são realizados caminhamentos/vistorias prévias nas áreas com intervenção, acompanhamento das atividades com máquinas e realização de vistorias posteriores. Até o presente momento, nenhum outro sítio arqueológico, para além do Abrigo Fazenda Modelo (Sítio com arte rupestre) foi identificado, apesar da área ser de alto potencial arqueológico.
Em conjunto com este monitoramento, aconteceram atividades de integração/capacitação, voltadas exclusivamente para os colaboradores do empreendimento, sobre a importância das pesquisas arqueológicas e como elas acontecem. Fotos de materiais arqueológicos também foram apresentadas para que os trabalhadores possam, desde então, auxiliar no reconhecimento de possíveis materiais encontrados no contexto da obra e quais procedimentos devam adotar nestes casos.
O arqueólogo Claudio Siqueira, responsável pelas atividades, ressalta que há um bom feedback, pois alguns dos funcionários relatam ter visto materiais semelhantes aos das fotos – machados de pedra, cacos de potes cerâmicos – em suas terras.