Material de educação patrimonial é disponibilizado para download

Pesquisa da Espaço Arqueologia é divulgada na Unisul TV
17 de janeiro de 2018
Pós-graduação em Arqueologia recebe professor italiano
8 de fevereiro de 2018

A equipe de educadores patrimoniais da Espaço Educação e Cultura e Espaço Arqueologia elaborou um material didático para professores que queiram trabalhar aspectos da cultura imaterial com seus alunos.
O objetivo é apresentar uma atividade diferente a ser desenvolvida em sala de aula, trabalhando a sensibilidade sensorial como meio de interação com os saberes da comunidade. O método proposto é a utilização do inventário participativo, ferramenta de mobilização e sensibilização da comunidade para a valorização de seu patrimônio cultural. Por meio dessas atividades, há a ampliação do diálogo entre diferentes atores sociais detentores de referências culturais locais.
Na experiência da equipe em projetos de educação patrimonial, verificou-se que desenvolver inventários de chás com fins curativos foi uma experiência que trouxe resultados positivos. A atividade de adivinhação dos chás proporciona momentos descontraídos e interativos entre alunos e educadores patrimoniais, marcados por boas risadas e divertimento. Além disso, foi concluído que se amplia a possibilidade de relação entre pessoas de diferentes gerações.
O material didático está disponível para download na Biblioteca Online da Espaço Arqueologia. Todas as orientações para aplicação em sala de aula podem ser acessadas na matéria: Orientação para professores.
 
 
 

SOLICITE ORÇAMENTO