Pós-graduação em Arqueologia recebe professor italiano

Orientação para professores
6 de fevereiro de 2018
Sítios arqueológicos do município de Luiziana são objeto de estudo
9 de fevereiro de 2018

Após o recesso de fim de ano, as aulas da pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Capivari – FUCAP em parceria com a Espaço Arqueologia voltaram a todo o vapor. E para dar início ao ano letivo, na primeira semana de fevereiro de 2018,  as aulas foram ministradas pelo doutor Stefano Grimaldi, professor convidado para discutir Teoria da Arqueologia, com proposição de atividades práticas envolvendo a indústria lítica.

Natural da capital histórica italiana Roma, Grimaldi é professor associado da Universidade de Trento, Itália, onde ensina arqueologia pré-histórica e indústrias lítica. Também é presidente do Instituto Italiano de Paleontologia Humana e da Comissão “Ocupações Humanas em Ambientes Montanhosos”, da União Internacional das Ciências Pré-históricas e Proto-históricas. Além de pesquisador convidado do Grupo Quaternário e Pré-História, do Centro de Geociência em Portugal e do grupo de Técnicas de Antropologia dos Espaços Territoriais do Plioceno e Pleistoceno, da Universidade de Paris, França.

As aulas teóricas foram compostas por reflexões sobre cultura e em como o conceito se encaixa no estudo do comportamento humano na pré-história. Através do ponto de vista antropológico, o professor relacionou diversos grupos de ambientes distintos, no intuito de entender suas atividades e estratégias de sobrevivência. Foram evidenciados também os objetivos da arqueologia experimental, por meio de cadeias operatórias da indústria lítica, e em sua aplicação metodológica. Já na parte prática, foi possível experienciar o processo de lascamento de pedras para a obtenção de artefatos cortantes.

O caráter dinâmico proposto contribuiu para que os alunos tivessem participação ativa, tanto nas discussões em sala, quanto nas atividades práticas.

SOLICITE ORÇAMENTO