Acompanhamento Arqueológico na área urbana de Blumenau

II Jornadas de Investigação Arqueológica movimenta a Espaço Arqueologia
15 de fevereiro de 2018
Colaborador da Espaço Arqueologia ministra aulas de Tecnologia Cerâmica
4 de março de 2018

Um Sistema Binário consiste na transformação de vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, sendo uma solução que dá mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas e está cada vez mais presente nas grandes cidades. Atualmente está ocorrendo a implantação e revitalização de um empreendimento deste tipo em duas ruas paralelas da área central do município de Blumenau, Santa Catarina: Rua Chile e Rua República Argentina. Por se caracterizar como um empreendimento de média interferência sobre as condições do solo e subsolo, esta obra está passando por acompanhamento arqueológico que visa a proteção do patrimônio cultural local.
Entre os dias 13 de novembro de 2017 e 12 de fevereiro de 2018, primeiro trimestre em que ocorreram as obras, profissionais da Espaço Arqueologia fizeram o monitoramento sistemático e integral das mesmas, objetivando evitar que possíveis impactos fossem causados às edificações históricas do seu entorno ou a eventuais vestígios arqueológicos pré-históricos e históricos que pudessem vir a ser identificados durante as intervenções no solo.  
Nas adjacências da área de implantação do Sistema Binário existe dois bens acautelados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que fazem parte da formação urbana deste município. São eles: a Ponte dos Arcos e a Casa Husadel.
O Comércio Husadel, localizado na Rua XV de Novembro, foi construído em 1895 e abrigou a casa comercial de ótica e joalheria da família Husadel. O edifício, que possui dois pavimentos mais o sótão, é um caso único de arquitetura imigrante nesse estilo no Brasil, sendo ricamente ornada em madeira de alta qualidade. A Casa Husadel é um bem tombado em nível federal desde 2007 e ainda hoje o comércio do ramo da ótica acontece no local. Já a ponte dos Arcos, inaugurada na década de 1950, faz parte do Inventário do Patrimônio Cultural Ferroviário do IPHAN, sendo um importante meio de ligação entre os dois lados do rio Itajaí-Açu.
Esse trabalho de acompanhamento arqueológico resulta em relatórios que são encaminhados ao IPHAN. Sendo assim, além de zelar pela preservação do patrimônio cultural blumenauense e brasileiro, a pesquisa apresenta potencial para contribuir com o melhor entendimento do processo de formação urbana local.

SOLICITE ORÇAMENTO