Na Semana do Índio, a Espaço Arqueologia esteve na Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette, com o intuito de refletir sobre tema Povos Indígenas. O colaborador Thiago Torquato esteve na instituição localizada em Capivari de Baixo, município do sul de Santa Catarina, para realização de atividades de Educação Patrimonial com as turmas do 3° e 4° ano do magistério, com carga horária de 3 h/a.
Na parte teórica, alguns temas foram abordados, como: Origem da data comemorativa; Histórico Indígena – Desinformação e Preconceito; Atual situação das comunidades indígenas; Como abordar o tema em sala de aula e Arqueologia como meio de resgatar a história não escrita. A vivência terminou com o incentivo à valorização do patrimônio cultural, por meio de uma Oficina de Cerâmica, onde os discentes puderam conhecer um pouco mais sobre o domínio de tal tecnologia, comum entre as populações indígenas.
Um dos principais objetivos da atividade foi promover uma reflexão crítica sobre o processo histórico vivenciado pelos povos indígenas, antes e depois da vinda dos colonizadores europeus, sua dinâmica, desafios e assim, instigar os educadores a desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e que valorizem o patrimônio cultural de todos os povos que construíram a nação brasileira.