O patrimônio cultural está ligado à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores de uma sociedade. Aqui entra o patrimônio arqueológico, que tem como protagonista toda a cultura material deixada pelos povos que viveram antes de nós. De natureza multidisciplinar, a arqueologia envolve diversas áreas do conhecimento: História, Geografia, Biologia, Antropologia, Direito, Comunicação, Ciências Sociais, Pedagogia, Arquitetura, Engenharia, entre outras.
Para promover a difusão do conhecimento arqueológico, foi criada a Pós-Graduação em Arqueologia – curso que busca capacitar profissionais para atuarem em projetos de gestão do patrimônio cultural. Na especialização, os participantes terão a oportunidade de conhecer ou se aprofundar em temas como arte rupestre, tecnologia cerâmica, acervos, geoarqueologia, tecnologia lítica, além da legislação no contexto brasileiro.
Para isso, contamos com um corpo docente de peso. Sara Garcês do Instituto Terra e Memória (Portugal); Pierluigi Rosina Universidade de Ferrara (Itália); Stefano Grimaldi da Universidade de Trento (Itália). Outro nome confirmado é Luiz Oosterbeek, pesquisador da área de arqueologia há mais de 30 anos e integrante de diversos projetos em várias partes do mundo, tendo como instituição base o Instituto Politécnico de Tomar, o Museu de Mação, o Instituto Terra e Memória e a Unesco.