Obra do setor imobiliário é objeto de Acompanhamento Arqueológico no litoral de Santa Catarina.

Pós-Graduação em Arqueologia na região sul catarinense
31 de janeiro de 2020
Monitoramento arqueológico em obra do setor elétrico no Sul do Paraná.
26 de fevereiro de 2020

Colaborador da Espaço Arqueologia está acompanhando a obra no município de Balneário Piçarras - SC.

Com o aumento da busca pela casa própria nos últimos anos, empreendedores do setor imobiliário têm procurado formas de suprir essa demanda. No município litorâneo de Balneário Piçarras, em Santa Catarina, está sendo instalado o Residencial Comfort Club Santorini e um arqueólogo da Espaço Arqueologia está acompanhando a obra.

A implantação do Residencial será composta por estruturas permanentes, que compõem o arranjo do empreendimento, e estruturas provisórias, como o canteiro de obras que, após a conclusão, deixará de ser necessário. A área da construção corresponde a um polígono de 5.382 m², e contará com duas torres residenciais com 12 pavimentos cada, um edifício garagem e diversas estruturas complementares.

Devido ao tamanho e às características do empreendimento, o IPHAN classificou o empreendimento como de nível II, sendo necessário o acompanhamento arqueológico. Outro fato que também indicou a necessidade do acompanhamento foi a existência de dois sítios arqueológicos nas proximidades da obra, sendo um deles há 770 metros de distância. O arqueólogo de campo Adilson Pereira Nascimento Júnior está acompanhando a obra desde o dia 21 de outubro de 2019.

Em novembro foram identificados vestígios arqueológicos compostos por faianças, uma espécie de cerâmica branca, e cerâmica terracota, cerâmica feita de argila cozida, que atualmente é utilizada para construções. Os achados foram relacionados às comunidades pesqueiras que ali viveram no período histórico, provavelmente entre os séculos XVIII e XIX. Devido ao material ter sido encontrado em uma área altamente revolvida, onde já vem sendo despejado entulhos há muitos anos, os vestígios foram coletados, analisados e registrados como uma ocorrência arqueológica. Tratava-se de poucos fragmentos e não havia um contexto que permitissem o levantamento de maiores informações.

Para o conhecimento dos moradores que vivem no entorno da obra, foram realizadas diversas ações de divulgação.

O acompanhamento arqueológico garante que a cultura material deixada pelos grupos que viveram no passado possa ser adequadamente salvaguardada e posteriormente estudada, a fim de gerar conhecimento para a sociedade atual e as futuras gerações.
SOLICITE ORÇAMENTO