Equipe de pesquisa vai a campo em Tubarão, Santa Catarina

Pesquisa identifica Patrimônio Arqueológico no Vale do Ribeira
24 de agosto de 2021
Conheça nosso Programa de Compliance
26 de agosto de 2021

Projeto de arqueologia preventiva aconteceu em área de futuro loteamento residencial

Na cidade sede da Espaço Arqueologia, empresa que há 10 anos atua em todo território nacional, uma equipe de pesquisa realizou mais um projeto de licenciamento ambiental. A avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, etapa prevista na Instrução Normativa do IPHAN n° 001/2015, aconteceu na área que receberá um loteamento residencial no bairro Monte Castelo, localizado no município de Tubarão, região sul de Santa Catarina.

Por prever movimentação do solo durante as atividades de instalação do empreendimento, e visando evitar danos ao patrimônio, os pesquisadores foram a campo em busca de vestígios da cultura material, caracterizados como sítios arqueológicos. Essas evidências podem ter sido deixadas tanto por grupos pré-coloniais, assim como por antigas ocupações coloniais que exploraram esses ambientes.

A área de 19 hectares, atualmente utilizada para o cultivo de arroz, é composta por terras baixas, planícies costeiras formadas a partir de acumulação lacustre, fluviais, marinhas e eólicas e, do ponto de vista arqueológico, apresenta alto potencial para assentamentos humanos de grupos do passado.

O desenvolvimento desse projeto visa o cumprimento da legislação ambiental vigente, com o objetivo central de evitar impactos sobre sítios arqueológicos que por ventura possam existir na área estudada. Para isso, foram aplicadas técnicas como: linhas de caminhamento sistemático; caminhamentos amostrais na área de entorno; e escavação de poços-teste de até 70 cm de profundidade sob malha de 50 metros da poligonal do empreendimento. Como resultado, nenhum vestígio arqueológico foi identificado.

Junto à comunidade do entorno, a equipe também atuou na divulgação através de conversas e distribuição de material informativo sobre o desenvolvimento da pesquisa, bem como, levantado dados complementares com os moradores sobre o contexto arqueológico local. Todo processo de desenvolvimento da pesquisa contou com os cuidados necessários e cumprimento dos protocolos sanitários previstos para o combate a pandemia.
SOLICITE ORÇAMENTO