Balneário Piçarras, município localizado no litoral norte de Santa Catarina, recebeu nossa equipe técnica para a execução da fase de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, e contou com a realização de investigações sistemáticas sobre a área em que será instalado novo empreendimento imobiliário.
De acordo com os pesquisadores, o local apresenta baixo potencial arqueológico, motivo pelo qual não foram encontrados vestígios de grupos do passado.
O arqueólogo coordenador, Valdir Luiz Schwengber, destaca que “o potencial arqueológico de áreas situadas no perímetro urbano só pode ser mensurado a partir de pesquisas arqueológicas realizadas in loco, pois, apesar de já ter sofrido algum tipo de alteração devido o processo inicial de urbanização, essas áreas geralmente sofreram poucas alterações da superfície para baixo”.
O pesquisador relembra o caso do sítio arqueológico Piçarras 2, encontrado no município a partir de um estudo de Avaliação de Impacto de outro empreendimento. Segundo Valdir “o sítio Piçarras 2 foi encontrado em uma área que, aparentemente já havia sido totalmente descaracterizada, e hoje, após a escavação do sítio e o andamento das análises, verificamos que o sítio possui importantes registros materiais do século XIX, um período pouco trabalhado na historiografia de todo o litoral centro-norte de Santa Catarina”.