O contexto arqueológico do município de Itapoá, em Santa Catarina, evidencia uma ocupação humana bastante antiga, que remonta desde o período pré-colonial até o histórico.
Os testemunhos materiais da época pré-colonial são representados pelos 16 sítios arqueológicos já mapeados na região, todos do tipo sambaqui, conforme o banco de dados do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos, do IPHAN.
Quanto ao contexto histórico de ocupação de europeus e/ou luso-brasileiros da região, onde se insere hoje o município de Itapoá, foram mapeados por Fossile e Bandeira (2013) cerca de 6 sítios arqueológicos. Além destes, destaca-se o sítio Estrada da Figueira, pesquisado pela equipe da Espaço Arqueologia.
O sítio, resgatado no ano de 2020, era composto por uma estrutura de engenho, à qual está associado a um contexto doméstico. O material arqueológico coletado, escavado e analisado indica se tratar de um engenho de farinha, construído e operado por descendentes de africanos escravizados, no qual a economia tinha como principal atividade a produção de farinha de mandioca, seguida da caça e da coleta de moluscos.