Iniciativas da Espaço Arqueologia são apresentadas em encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Equipe avalia impacto ao patrimônio arqueológico no sul do Espírito Santo
19 de outubro de 2022
Região do Contestado recebe pesquisa arqueológica
22 de novembro de 2022

Equipe participou de mesa-redonda sobre o futuro da ciência no Brasil, além de simpósios temáticos.

Na última semana, a Espaço Arqueologia participou do XII Encontro da SAB Sul, núcleo regional da Sociedade Brasileira de Arqueologia. O evento foi realizado na Unochapecó, instituição do oeste de Santa Catarina, e teve como eixo o tema “Arqueologias do Sul: diálogos científicos em tempos de crise”.

A abertura do evento contou com a mesa-redonda “Crise na Ciência e Perspectivas para o Futuro”, composta pela Profa. Dra. Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Regina Helena Meirelles Santiago, Superintendente do IPHAN/SC; Prof. Dr. Rafael Milheira, da Universidade Federal de Pelotas; e pelo arqueólogo Dr. Raul Novasco, coordenador de projetos da Espaço Arqueologia.

A mesa-redonda teve como proposta discutir as perspectivas para a Ciência a curto e médio prazo, a partir do cenário de crise econômica, sanitária e ética pela qual estamos passando. Nesse sentido, a Espaço Arqueologia foi convidada para apresentar suas estratégias e nova estrutura organizacional, criadas e colocadas em prática a partir do aniversário de 10 anos da empresa.

O espaço privilegiado e de destaque permitiu a apresentação das diferentes iniciativas realizadas e compromissos assumidos pela Espaço Arqueologia, no sentido de fortalecer as relações entre os entes responsáveis pela efetivação de práticas que visam a gestão e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Os colaboradores representantes da empresa participaram ativamente dos 4 dias de encontro. Além da mesa-redonda, a equipe colaborou na discussão de 8 simpósios, nos quais abordaram os seguintes temas: O Cacique Tubarão: Um sítio guarani de contato no sul de Santa Catarina; Práticas mortuárias no sambaqui Ilhota 2 - Litoral de Santa Catarina; Arqueologia no Baixo Curso do Rio Iratim; Arqueologia Histórica no litoral centro-norte do estado de Santa Catarina: o sítio Piçarras 2; Arqueologia e diálogo com comunidades tradicionais no contexto do licenciamento ambiental; Memórias e narrativas do patrimônio cultural no Rio da Luz e em Testo Alto; Projeto Ecoar e a formação de professores multiplicadores; Arqueologia e História: Um diálogo a partir do estudo dos sítios Piçarras 2, Estrada da Figueira, Cova Funda 2 e Fazenda Timbutuva 8.
SOLICITE ORÇAMENTO