Pesquisadores participam de aula em instituição de ensino de Tubarão, Santa Catarina

Arqueologia preventiva na região Amazônica
7 de março de 2023
Estudo arqueológico na região central da Bahia
29 de março de 2023

Equipe dialogou com os estudantes da Escola Jovem do município sede da Espaço Arqueologia.

No dia 24 de março de 2023, no período matutino, a equipe da Espaço Arqueologia, formada pelo professor e arqueólogo, Valdir Luiz Schwengber, e o professor e historiador, Alexandre de Medeiros Motta, esteve na Escola Jovem, do município de Tubarão. Na ocasião, atendendo ao convite do professor de História da instituição, e, com a validação da diretora geral, participaram de uma roda de conversa com os estudantes do 1º ano do ensino médio.

No encontro, utilizando-se da exposição e do diálogo, os professores abordaram de modo particular questões ligadas aos processos de ocupação humana (sambaquis e caçadores-coletores) e a paisagem pré-histórica da região, bem como fatos históricos locais inusitados e aspectos ainda pouco lembrados da grande enchente de março de 1974. Esta é mais uma atividade que busca compartilhar os resultados das pesquisas realizadas pela equipe da Espaço Arqueologia com a comunidade local, no caso a escolar.

Segundo o professor João Batista, “o encontro foi muito interessante, pois, além de permitir a este rever seus professores de universidade, trouxe informações valiosas para a formação dos estudantes e professores ali presentes, em se tratando, principalmente, de um conteúdo ainda pouco discutido nos livros didáticos de História”.
SOLICITE ORÇAMENTO