Nos últimos anos, nossa equipe realizou uma série de estudos no litoral norte de Santa Catarina. Motivadas pelos processos de licenciamento ambiental de áreas de interesse imobiliário, as pesquisas têm contribuído para a ampliação do conhecimento sobre a arqueologia regional, para a gestão dos sítios arqueológicos já registrados, e para o mapeamento e investigação de sítios inéditos.
O mais recente estudo foi realizado sobre uma área que se localiza a pouco mais de 100 metros da margem direita do rio Piçarras, próximo à sua foz. De alto potencial, a área foi sistematicamente investigada e, como resultado, não foram encontrados vestígios arqueológicos.
O arqueólogo Alessandro De Bona Mello destaca que estudos preventivos como esse são importantes para o reconhecimento do potencial arqueológico em diferentes compartimentos ambientais. Para o pesquisador “A região, em seus diferentes compartimentos, possui grande potencial arqueológico e abriga diversas tipologias de sítios arqueológicos que correspondem a horizontes cronológicos e culturais específicos”.