Pesquisa arqueológica na Serra Catarinense

Estudos são realizados nas áreas de influência das obras de uma importante rodovia no Paraná
8 de fevereiro de 2024
Sambaqui das Abelhas é pesquisado em Tubarão, Santa Catarina
12 de março de 2024

Etapa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico aconteceu em uma das cidades mais frias do país.

Pesquisadores da Espaço Arqueologia estão conduzindo uma importante pesquisa para Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em um empreendimento imobiliário, tipo condomínio, na zona rural do município de São Joaquim, em Santa Catarina.

A área de pesquisa enquadra-se no que é conhecido como as terras altas do sul do Brasil, ou seja, o Planalto Meridional Brasileiro. Devido à formação geológica da Serra Catarinense, durante a escavação de poços-teste, constatou-se que se trata de solos pouco desenvolvidos, com profundidade média de 40/50 cm, exceto em áreas de baixa vertente onde ocorre o acúmulo de sedimentos provenientes dos processos erosivos do terreno.

Nesta pesquisa, a coleta de dados por meio de sondagens, combinada com informações bibliográficas, proporcionou segurança ao identificar as áreas de maior potencial arqueológico, permitindo assim aplicar metodologias refinadas de investigação no terreno visando à proteção do patrimônio arqueológico brasileiro.

De acordo com o arqueólogo Raul Novasco, para a região, consta nas bases de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 45 registros entre sítios arqueológicos pré-coloniais e históricos na região. Dos 22 sítios pré-coloniais registrados, 3 são líticos superficiais, 5 são lito-cerâmicos superficiais, 3 são compostos por casas subterrâneas, 2 são caracterizados como abrigos sob rocha com sepultamentos e 9 são oficinas líticas, compostas por praias de seixos depositados às margens dos rios, onde são encontrados materiais líticos lascados.

Por outro lado há 23 sítios históricos, destes, 8 caracterizam-se como cemitérios, com cronologia variando do século XIX ao XX, 2 são compostos por ruínas de antigas edificações, 5 correspondem a concentrações de vestígios construtivos e domésticos históricos em superfície, 3 são muros de taipas ou mangueiras, associados ao ciclo das tropas, assim como os 5 sítios caracterizados como passos de gado, locais com ou sem modificações, onde as tropas transpunham os cursos de água que drenam a região.

Durante as atividades de pesquisa na área do empreendimento, não foram identificados testemunhos que configuram sítios históricos ou arqueológicos, sendo doravante dado continuidade aos trâmites para obtenção das licenças necessárias à sua instalação.
SOLICITE ORÇAMENTO