Pesquisa arqueológica em Campo Largo – PR

Avaliação de Impacto no vale do Rio do Peixe
5 de abril de 2024
Sítios arqueológicos inéditos são mapeados no vale do Rio Cantu
12 de abril de 2024

Pesquisadores da Espaço Arqueologia vão novamente ao Paraná para a realização de estudos de arqueologia preventiva

Pesquisadores da Espaço Arqueologia realizaram etapa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em área de implantação de Condomínio Residencial, no município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.

Campo Largo abriga 32 sítios arqueológicos, abrangendo desde sítios pré-históricos até históricos, evidenciando uma ocupação humana desde a transição do Pleistoceno ao Holoceno, com grupos de caçadores-coletores até o período moderno. Destes sítios, destacam-se os grupos caçadores-coletores, com as tradições arqueológicas Umbu e Humaitá, os horticultores e ceramistas da tradição Itararé-Taquara, e os Tupiguarani, que ocuparam grande parte do território paranaense, especialmente, ao longo dos vales dos rios Paraná, Ivaí, Tibagi e Iguaçu.

Além dos sítios pré-históricos, o município conta com o sítio Fazenda Timbutuva 8, composto por ruínas históricas da antiga Mina Timbutuva S.A., fundada em 1932 com equipamentos importados da Alemanha. Este complexo industrial incluía britadores, laboratório, depósito de pólvora e uma vila operária com cerca de 300 trabalhadores.

Portanto, Campo Largo possui uma rica variedade de dados que abarcam desde os contextos de ocupação humana pré-históricos até o período da década de 1930, marcado por uma nova corrida pelo ouro com a utilização de tecnologias modernas para a época. Assim, é crucial que os contextos arqueológicos pré-coloniais e históricos sejam estudados com igual importância, visando construir um panorama abrangente do território.

Como resultado das atividades de pesquisa de campo, nenhum novo sítio arqueológico foi encontrado. No entanto, é crucial destacar que essas pesquisas desempenharam um papel fundamental para cumprir as normas legais do processo de licenciamento, além de contribuir significativamente para a divulgação e conscientização sobre o patrimônio arqueológico tanto local quanto regional.
SOLICITE ORÇAMENTO