Área de mineração no litoral catarinense é objeto de estudo arqueológico

Espaço Arqueologia realiza estudo em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina
15 de fevereiro de 2023
Arqueologia preventiva na região metropolitana de Florianópolis
23 de fevereiro de 2023

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Pesquisa faz parte do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico do empreendimento.

Entre os municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, há a ampliação de uma jazida de rocha para britagem - área que foi objeto de estudos realizados pela Espaço Arqueologia.

Localizada a 7 quilômetros da linha de praia, a área da pesquisa se caracteriza como uma colina de encostas íngremes e topo anguloso. Essas formações são comuns na região e são o resultado da erosão sofrida pelos granitos e gnaisses, rochas que compõem a geologia local.

Parte do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, investigações sistemáticas sobre a área do empreendimento possibilitou a avaliação se sua implantação incorrerá em danos ao patrimônio arqueológico.

Por sua localização e relevo, a equipe de pesquisadores avaliou a área como sendo de alto potencial arqueológico, principalmente para a existência de vestígios relacionados aos povos caçadores-coletores. Desse modo, caminhamentos sistemáticos em superfície e escavação de poços-teste em subsuperfície, resultaram na não identificação de vestígios arqueológicos.

Paralelo aos trabalhos de prospecção em campo, foram feitas atividades de divulgação junto aos moradores locais e em estabelecimentos comerciais situados nas imediações da área do estudo. Os participantes receberam um folder contendo informações relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no licenciamento ambiental de empreendimentos e conteúdos voltados ao contexto arqueológico regional.
SOLICITE ORÇAMENTO