Assim, a equipe promoveu ações educativas junto a instituições públicas como a Prefeitura Municipal, escolas, estabelecimentos comerciais, empresas e junto aos moradores do município.
Para mediar e auxiliar as explicações, os pesquisadores utilizaram de materiais informativos, compostos por folders abordando os procedimentos adotados nas pesquisas arqueológicas ligadas aos processos de licenciamento ambiental e também com informações sobre o contexto arqueológico regional. No material, entregue para os participantes, foi disponibilizado endereço eletrônico para acesso à página da Espaço Arqueologia na internet, onde os interessados podem encontrar diversas informações sobre as pesquisas arqueológicas.
As pessoas que participaram das ações educativas interagiram de modo positivo, contribuindo com informações sobre o município, mencionando principalmente os aspectos da natureza e a beleza dos rios desta região.
Desta forma, é importante levar em conta que as ações educativas contribuem para o cumprimento da função social da pesquisa e a promoção da preservação do Patrimônio Cultural, devendo estar presente em todas as etapas da pesquisa arqueológica.