Arqueologia e divulgação científica no estado do Mato Grosso

Ambiente e arqueologia
26 de julho de 2022
Instrumentos feitos em pedra são encontrados em pesquisa arqueológica
14 de setembro de 2022

Estudos de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico motivaram as ações realizadas pela Espaço Arqueologia.

A divulgação científica é parte indispensável do desenvolvimento de uma pesquisa arqueológica, e acontece nas diferentes etapas do estudo. Essas ações promovem o conhecimento sobre as culturas do passado e proporcionam um modelo de pesquisa que aproxima a comunidade do Patrimônio Cultural.

Em Sapezal, as pesquisas corresponderam às atividades de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, realizadas nas áreas de implantação de quatro empreendimentos do setor hidrelétrico, projetados para o Rio Saué-Uiná, que corta o município. Em campo, a equipe de pesquisadores prospectou as áreas delimitadas para a instalação dos empreendimentos em busca de sítios. Linhas de caminhamentos sistemáticos para observação direta da superfície do solo e a escavação de poços-teste para as investigações de subsuperfície foram realizadas no local.

Após os levantamentos, por meio dos quais não foram encontrados sítios arqueológicos, foram realizadas as atividades de divulgação da pesquisa junto à comunidade local, incluindo informações a respeito dos Bens Culturais Acautelados, cadastrados pelo IPHAN no município de Sapezal.

Assim, a equipe promoveu ações educativas junto a instituições públicas como a Prefeitura Municipal, escolas, estabelecimentos comerciais, empresas e junto aos moradores do município.

Para mediar e auxiliar as explicações, os pesquisadores utilizaram de materiais informativos, compostos por folders abordando os procedimentos adotados nas pesquisas arqueológicas ligadas aos processos de licenciamento ambiental e também com informações sobre o contexto arqueológico regional. No material, entregue para os participantes, foi disponibilizado endereço eletrônico para acesso à página da Espaço Arqueologia na internet, onde os interessados podem encontrar diversas informações sobre as pesquisas arqueológicas.

As pessoas que participaram das ações educativas interagiram de modo positivo, contribuindo com informações sobre o município, mencionando principalmente os aspectos da natureza e a beleza dos rios desta região.

Desta forma, é importante levar em conta que as ações educativas contribuem para o cumprimento da função social da pesquisa e a promoção da preservação do Patrimônio Cultural, devendo estar presente em todas as etapas da pesquisa arqueológica.
SOLICITE ORÇAMENTO