Arqueologia em Joinville, Santa Catarina

Pesquisa arqueológica no vale do Rio Chapecó, no oeste catarinense
5 de abril de 2023
Pesquisa preventiva no litoral norte catarinense
5 de maio de 2023

Município se destaca pela densidade de sambaquis e pela gestão do Patrimônio Arqueológico.

Joinville, município da região norte de Santa Catarina, possui mais de 40 sambaquis registrados em seu território, sendo alguns deles localizados na área urbana da cidade.

Também é no município que se localizam alguns dos sambaquis mais bem estudados pela arqueologia catarinense, tais como o Cubatão 1 e o Morro do Ouro, que vêm sendo sistematicamente pesquisados há décadas.

Essas pesquisas têm trazido importantes informações a respeito da engenharia envolvida na construção dos sambaquis, e sobre os hábitos alimentares das populações que os construíram.

Os resultados obtidos até o momento e parte do acervo desses sambaquis podem ser acessados no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville – MASJ, instituição que atua de forma sistemática na produção de conhecimento e valorização do Patrimônio Arqueológico da região norte de Santa Catarina. A visita pode ser feita de forma presencial ou on-line, acessando esse link: http://sambaquijoinville.sitevr.com.br/

A Espaço Arqueologia também tem atuado em pesquisas arqueológicas em Joinville, no âmbito de programas de arqueologia preventiva.

Em atendimento à Lei n° 3924/61 e seguindo o que prevê a Instrução Normativa IPHAN n° 01/2015, áreas destinadas a empreendimentos de diversos setores são objeto de estudos que avaliam se sua implantação resultará em impactos ao Patrimônio Arqueológico.

No último mês, nossa equipe realizou estudos no local em que será instalado um empreendimento imobiliário nas imediações da Rodovia BR-101. Como resultado, não foram identificados vestígios arqueológicos e foi possível inferir que as obras não trarão prejuízos ao Patrimônio Arqueológico.

O arqueólogo Valdir Schwengber, coordenador do estudo realizado pela Espaço, destaca a importância das diferentes frentes de atuação das equipes e grupos de pesquisa arqueológica. Para ele “a continuidade de pesquisas em sítios arqueológicos já conhecidos e de significativo potencial informativo, assim como os estudos preventivos, correspondem a medidas de gestão e salvaguarda do Patrimônio Arqueológico. Também são complementares, uma vez que os resultados obtidos em ambas contribuem para a produção de conhecimento e adoção de estratégias de preservação e valorização dos sítios arqueológicos da região de Joinville”.
SOLICITE ORÇAMENTO