A Espaço Arqueologia também tem atuado em pesquisas arqueológicas em Joinville, no âmbito de programas de arqueologia preventiva.
Em atendimento à Lei n° 3924/61 e seguindo o que prevê a Instrução Normativa IPHAN n° 01/2015, áreas destinadas a empreendimentos de diversos setores são objeto de estudos que avaliam se sua implantação resultará em impactos ao Patrimônio Arqueológico.
No último mês, nossa equipe realizou estudos no local em que será instalado um empreendimento imobiliário nas imediações da Rodovia BR-101. Como resultado, não foram identificados vestígios arqueológicos e foi possível inferir que as obras não trarão prejuízos ao Patrimônio Arqueológico.
O arqueólogo Valdir Schwengber, coordenador do estudo realizado pela Espaço, destaca a importância das diferentes frentes de atuação das equipes e grupos de pesquisa arqueológica. Para ele “a continuidade de pesquisas em sítios arqueológicos já conhecidos e de significativo potencial informativo, assim como os estudos preventivos, correspondem a medidas de gestão e salvaguarda do Patrimônio Arqueológico. Também são complementares, uma vez que os resultados obtidos em ambas contribuem para a produção de conhecimento e adoção de estratégias de preservação e valorização dos sítios arqueológicos da região de Joinville”.