Neste ambiente, nossa equipe executou as atividades de campo referentes a etapa de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico sobre as áreas de influência da PCH Rancho Grande, utilizando uma metodologia que se baseia na realização de caminhamentos sistemáticos e na escavação de poços-teste. Como resultado, os pesquisadores identificaram dois sítios arqueológicos pré-coloniais compostos por material lítico e cerâmico, confirmando o alto potencial arqueológico da região dos Campos de Palmas. Vale lembrar que nos últimos cinco anos, a equipe da Espaço Arqueologia mapeou mais de 40 sítios nesta região.
Paralelamente às ações de campo, foram realizadas atividades de divulgação da pesquisa junto aos moradores das áreas mais próximas ao empreendimento. Nestas atividades, foram prestados esclarecimentos sobre a necessidade de realização da pesquisa arqueológica, destacando-se a importância da preservação do patrimônio arqueológico, para a construção do conhecimento acerca da ocupação humana da região.
As próximas ações deverão ocorrer somente após as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde a pesquisa poderá entrar em uma nova etapa em busca de entender um pouco mais sobre os grupos humanos do passado que ocuparam a região, por meio dos estudos à serem realizados sobre o contexto arqueológico destes sítios.