Na última semana de fevereiro de 2021, a equipe da Espaço Arqueologia realizou nova pesquisa arqueológica no município de Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina. A etapa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico nas áreas diretamente afetadas pela implantação de um empreendimento imobiliário, aconteceu na região da Av. Nereu Ramos, uma das principais vias da cidade, e a orla marinha.
A área do empreendimento, por se localizar próxima da linha de costa e ter características comuns de locais em que sítios arqueológicos já foram encontrados, foi classificada como sendo de alto potencial arqueológico. Por isso, foi planejada uma metodologia sistemática e intensiva, no intuito de investigar o local e avaliar se a implantação do empreendimento resultaria em prejuízos ao patrimônio arqueológico.
Desta forma, foram escavados poços-teste e executadas linhas de caminhamentos em toda a área reservada à contrução do condomínio, e como resultado, nenhum vestígio arqueológico foi encontrado.
Além das intervenções realizadas na área onde acontecerá a obra, foram levantadas informações junto à comunidade por meio de entrevistas, seguindo todos os protocolos necessários ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. Nesse mesmo momento, a equipe promoveu a divulgação da pesquisa e informou sobre os resultados obtidos.
Por fim, vale destacar que, conforme prevê a legislação, todo empreendimento precisa da aprovação do IPHAN para obter as licenças ambientais. Em caso de dúvidas sobre como realizar o processo junto ao órgão, conte com o auxílio da Espaço Arqueologia através do contato: comercial@espacoarqueologia.com.br ou (48) 3626-5572.