O arqueólogo coordenador de campo, Dr. Jedson Cerezer, explica que “mediante o alto potencial arqueológico da região, foram aplicadas técnicas de pesquisa pautadas na amostragem sistemática e na prospecção intensiva. Com isso, linhas de caminhamento e malhas de poços-teste foram executados nas áreas de influência do empreendimento.”
Como resultado da pesquisa, não foram encontrados vestígios ou contextos arqueológicos na área de influência do empreendimento.
Jedson complementa informando que “a metodologia aplicada permite inferir que a implantação do empreendimento não trará prejuízos ao Patrimônio Arqueológico, já que os caminhamentos sistemáticos e as prospecções intensivas de subsuperfície garantiram uma cobertura amostral que contemplou todas as áreas de potencial arqueológico.”
Além do levantamento arqueológico na área do empreendimento, a equipe também desenvolveu atividades de extroversão dos bens acautelados e divulgação da pesquisa. O público participante, moradores e trabalhadores locais, receberam folders e informações sobre arqueologia e patrimônio cultural local.