Os demais sítios, por serem superficiais, foram mapeados em estudos arqueológicos desenvolvidos em processos de licenciamento ambiental. As obras de duplicação da BR-101, a instalação da praça de Pedágio de Palhoça, e a construção do Contorno Rodoviário de Florianópolis, por exemplo, são obras em que sítios arqueológicos foram registrados e escavados.
Seguindo o mesmo objetivo dessas pesquisas, ou seja, verificar a existência de sítios arqueológicos em áreas de empreendimentos, a Espaço Arqueologia realizou um estudo preventivo na área de um empreendimento imobiliário, que será instalado no município de Palhoça, na localidade de Passa Vinte. Para tal, foram realizados caminhamentos sistemáticos e poços-teste foram escavados em toda a área diretamente afetada. Como resultado, não foram identificados sítios arqueológicos na área do empreendimento.
Cabe destacar a importância de estudos preventivos que, além de fazer cumprir as Leis n° 3924/61 e 9605/98, permitem que sítios arqueológicos sejam identificados em todas as porções dos territórios, ampliando o panorama cultural e o horizonte cronológico do processo de ocupação do Brasil.