Arqueologia preventiva no Alto Tietê

Chapada Diamantina é cenário de estudo arqueológico
28 de setembro de 2022
Equipe avalia impacto ao patrimônio arqueológico no sul do Espírito Santo
19 de outubro de 2022

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Avaliação de impacto ao Patrimônio Arqueológico ocorreu em Suzano, região metropolitana de São Paulo

A etapa de pesquisa que consiste a avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico está prevista na Instrução Normativa nº 001/2015, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e está ligado ao desenvolvimento de levantamentos bibliográficos e atividades de campo, incluindo ações de prospecções de superfície e subsuperfície no terreno.

O objetivo dessa etapa é verificar se, nas áreas previstas para o empreendimento, há sítios arqueológicos e, caso haja, quais impactos podem ser gerados ao seu contexto. A realização desse estudo marca o cumprimento da Lei n° 3924/61, que protege os sítios arqueológicos, e da Lei n° 9605/98, que define como crime ambiental a destruição dos mesmos.

Assim, buscando cumprir com a legislação vigente, uma equipe de arqueólogos da Espaço Arqueologia realizou a avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação de um empreendimento imobiliário, em Suzano, região metropolitana de São Paulo.

Situado no Alto Tietê, o local fica a leste da grande São Paulo. Lá, linhas de caminhamento sistemático e escavação de poços-teste não evidenciaram vestígios arqueológicos.

Desse modo, a pré-história na região ainda se encontra em estudo. Mas, pela distribuição dos sítios cerâmicos já estudados no Alto Tietê, tudo indica que houve interações entre os grupos indígenas Tupi e Jê.

Vasta porção de terras do hoje conhecido estado paulista, foi ocupado pelos Jê, enquanto os Tupi estabeleceram-se em quase todo o seu território, divididos em Tupinambás e Tupiniquins.

Assim é possível dizer que, em tempos remotos, São Paulo havia se tornado uma região de fronteira entre grupos ceramistas pré-coloniais, tanto Tupiguarani, quanto Jê.
SOLICITE ORÇAMENTO