Arqueologia preventiva no município de Castro

Pesquisa no Rio Cavernoso resulta na identificação de um sítio arqueológico inédito
14 de março de 2025
Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em área de empreendimento logístico
27 de março de 2025

Atividades de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de ampliação de lavra de calcário

A cidade de Castro está localizada na região dos Campos Gerais, no Paraná, à leste da Escarpa Devoniana, Área de Preservação Ambiental e Patrimônio Cultural do Estado.

Fundada em 1778, Castro surgiu como um ponto de parada para tropeiros que viajavam entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP). Inicialmente chamada de "Pouso do Iapó", a cidade foi crescendo devido à sua localização estratégica e à fertilidade do solo, que atraiu famílias paulistas para a criação de gado e agricultura.

Apesar de sua fundação já bastante antiga, estudos arqueológicos demonstram que o processo de ocupação humana nas terras hoje compreendidas pelos limites políticos de Castro tem início em tempos ainda mais recuados, com populações de caçadores-coletores que tinham os Campos Gerais como parte de seu território.

No banco de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), constam cadastrados 19 (dezenove) sítios arqueológicos no município de Castro, entre eles, 15 (quinze) pré-coloniais e 4 (quatro) históricos.

Tendo esse horizonte como pano de fundo, a equipe da Espaço executou atividades de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de ampliação de lavra de calcário, na localidade de Abapã.

O estudo contou com prospecções de subsuperfície (poços-teste) e caminhamentos sistemáticos em todas as áreas que serão afetadas pelas atividades de mineração. Como resultado, não foram identificados sítios arqueológicos e, com isso, conclui-se que a continuidade da atividade não resultará em danos ao patrimônio arqueológico.

Também no âmbito desse estudo, junto à comunidade foram realizadas ações de divulgação da pesquisa e dos bens acautelados existentes no município. Nessa etapa, além das conversas, tidas com moradores e trabalhadores locais, foram distribuídos materiais didático-informativos que tratam das pesquisas arqueológicas, suas etapas e do contexto arqueológico regional.
SOLICITE ORÇAMENTO