No banco de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), constam cadastrados 19 (dezenove) sítios arqueológicos no município de Castro, entre eles, 15 (quinze) pré-coloniais e 4 (quatro) históricos.
Tendo esse horizonte como pano de fundo, a equipe da Espaço executou atividades de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de ampliação de lavra de calcário, na localidade de Abapã.
O estudo contou com prospecções de subsuperfície (poços-teste) e caminhamentos sistemáticos em todas as áreas que serão afetadas pelas atividades de mineração. Como resultado, não foram identificados sítios arqueológicos e, com isso, conclui-se que a continuidade da atividade não resultará em danos ao patrimônio arqueológico.
Também no âmbito desse estudo, junto à comunidade foram realizadas ações de divulgação da pesquisa e dos bens acautelados existentes no município. Nessa etapa, além das conversas, tidas com moradores e trabalhadores locais, foram distribuídos materiais didático-informativos que tratam das pesquisas arqueológicas, suas etapas e do contexto arqueológico regional.