Arqueologia preventiva no município de Pitanga/PR

Tecnologia de “pedra lascada” é identificada em novos sítios arqueológicos
11 de outubro de 2024
Sítio Arqueológico é identificado em Chapecó/SC
22 de outubro de 2024

Estudos de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico nas áreas afetadas por uma Central Geradora Hidrelétrica

A equipe de arqueologia da Espaço desenvolveu ao longo dos meses de setembro e outubro de 2024 os estudos de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico nas áreas afetadas por uma Central Geradora Hidrelétrica, que será instalada no curso do Rio Pitanga, no município de Pitanga, Paraná.

Os estudos consistiram em levantamentos secundários a partir da bibliografia especializada e atividades de campo.

Os estudos bibliográficos, mais especificamente as consultas às bases de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), indicaram a existência de 10 sítios arqueológicos registrados no município de Pitanga. Entre esses, um se trata de um conjunto de 13 estruturas subterrâneas, associadas ao povoamento Jê do Sul; dois são compostos por material lítico e cerâmico da Tradição Itararé/Taquara; e os demais são sítios líticos.

As pesquisas de campo, realizadas sobre as áreas de influência do empreendimento, ocorreram por meio de caminhamentos sistemáticos e prospecções de subsuperfície a partir da escavação de poços-teste. Como resultado dos estudos de campo, não foram identificados sítios arqueológicos na área da CGH.

Além dos caminhamentos e prospecções de subsuperfície na área do empreendimento, foram realizadas conversas com moradores locais com o objetivo de informar sobre a realização da pesquisa, prestar esclarecimentos sobre a arqueologia regional e divulgar a existência de sítios arqueológicos registrados no município de Pitanga.
SOLICITE ORÇAMENTO