Arqueólogo do IPHAN da superintendência do estado de Goiás, Danilo Curado integra o corpo docente do curso de pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Capivari (FUCAP). Mestre em educação e bacharel em arqueologia, Danilo Curado esteve entre os dias 18 e 21 de outubro, ministrando aulas sobre legislação brasileira aplicada ao patrimônio cultural.
Os encontros abordaram diversos temas, tratando desde o histórico da instituição às aplicações práticas na salvaguarda do patrimônio, por meio das normativas, portarias e legislações mediadas pelo IPHAN. Como tema central da disciplina, a legislação aplicada ao licenciamento ambiental, no que concerne os trâmites legais para a obtenção das licenças, esteve na pauta. Por outro lado, também foi discutido o papel da arqueologia na proteção do patrimônio cultural brasileiro, e neste âmbito, as pesquisas científicas realizadas tanto pela arqueologia preventiva, como pela arqueologia ligada a centros de ensino e pesquisa receberam destaque como fundamentais na produção e socialização do conhecimento arqueológico.
Segundo Curado, é necessária muita atenção e transparência por parte dos profissionais envolvidos na arqueologia, para a realização dos projetos, dentro do que prevê a lei vigente. Esta preocupação foi amplamente partilhada pelos alunos que se mantiveram envolvidos nas discussões em sala.Idealização da Espaço Arqueologia em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), o Instituto Terra e Memória de Mação (Portugal) e a FUCAP, o curso de formação continuada atende a um grupo variado de estudantes, envolvendo além de arqueólogos, biólogos, historiadores, comunicadores, cientistas sociais, geólogos, profissionais do direito, entre outros interessados em aprofundar seus conhecimentos em arqueologia.