Artefatos em pedra lascada são encontrados nas margens do Rio Santana

Sibelco e Espaço Arqueologia realizam curso de capacitação para professores
12 de novembro de 2018
Últimas aulas da Pós-Graduação em Arqueologia com Marlon Borges Pestana
26 de novembro de 2018

A equipe de pesquisadores da Espaço Arqueologia, realizou a escavação dos 6 sítios arqueológicos localizados nas margens do Rio Santana, evidenciando cerca de 1.000 artefatos arqueológicos. Os materiais passaram por criterioso método de análise, onde foi permitido identificar padrões tecnológicos utilizados pelos grupos humanos do passado para a transformação de pedras em ferramentas e utensílios.
As pesquisas ainda estão em curso no laboratório da Espaço Arqueologia, localizado no município sul catarinense de Tubarão, onde será concluída a investigação sobre o comportamento humano naquele território.
Segundo o coordenador da pesquisa, arqueólogo Doutor Raul Novasco: “os indícios permitem falar que estamos diante de uma ocupação humana contínua no território de pelo menos 5.000 anos até a atualidade”. Para além dos materiais em pedra lascada, amostras de carvão também foram recolhidas e se encontram em análises em um laboratório dos Estados Unidos, onde passam por aferição para concluir a datação precisa do contexto arqueológico.
Os materiais provenientes do levantamento, realizado no âmbito do licenciamento arqueológico para a implantação da PCH Vila Galupo, também estão sendo estudados a nível acadêmico. Uma das pesquisas se trata da dissertação de mestrado elaborado pelo colaborador da Espaço Arqueologia Oscar Amaro Pozzebon, aluno do mestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre no Instituto Politécnico de Tomar – Portugal. Oscar defenderá seu projeto em 2019.

SOLICITE ORÇAMENTO