Atividades de Educação Patrimonial no sudoeste do Paraná

Estudantes do 6º ano visitam sítio arqueológico em Jaguaruna/SC
26 de junho de 2018
Monitoramento Arqueológico no sudoeste do Paraná
10 de julho de 2018

Desde abril de 2018, a equipe de colaboradoras composta por integrantes dos núcleos de Educação Patrimonial e Comunicação vem avançando nas atividades educativas realizadas em Coronel Domingos Soares, município do sudoeste paranaense. O município receberá a Pequena Central Hidrelétrica Foz do Estrela.
A segunda ida à campo aconteceu na segunda quinzena de junho de 2018, em que foi possível colocar em prática a Oficina Cerâmica junto aos alunos do Colégio Estadual Santa Catarina. As turmas contempladas foram o 9° ano do ensino fundamental e o 2° ano do ensino médio. O objetivo da atividade, aplicada comumente pelos educadores da Espaço Arqueologia nas escolas, é proporcionar aos estudantes uma experiência palpável por meio de processos de produção de utensílios encontrados em sítios arqueológicos.
Nos dias subsequentes, a equipe deu continuidade à captação do material audiovisual intitulado Ponte das Lembranças, que conta um pouco da história da comunidade rural Ponte do Iratim. Na oportunidade, foram realizadas entrevistas com moradores nascidos na comunidade, que contaram um pouco do modo de vida e das atividades que desenvolvem para subsistência, como a produção do queijo artesanal. Localizada a cerca de 27 quilômetros da região central de Coronel Domingos Soares, a comunidade é composta por aproximadamente 200 habitantes.
A socióloga Dra. Tade-Ane Amorim direcionou as conversas com os entrevistados, enquanto Raquel Schwengber, diretora do curta, ficou responsável pela captação de áudio e vídeo.
O objetivo da produção do documentário é a divulgação e valorização do patrimônio histórico da comunidade de Iratim, por meio do reconhecimento dos saberes ainda vivos na memória e no cotidiano.
Atualmente, o material captado nas duas visitas está em fase de pós-produção, e resultará em um curta-metragem com cerca de 20 minutos de duração. Seguindo solicitação do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o vídeo irá compor o conteúdo das atividades de Educação Patrimonial do projeto supracitado.
A terceira e última campanha para a exibição do documentário no Colégio Santa Catarina e na comunidade será feita no mês de agosto e, posteriormente, o vídeo será disponibilizado para o público geral na internet.

SOLICITE ORÇAMENTO