Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Araranguá

Descoberta de sítios arqueológicos pré-coloniais em Araucária/PR
3 de fevereiro de 2025
Prospecção arqueológica em Laguna, Santa Catarina
7 de fevereiro de 2025

Estudos realizados nas margens da BR-101 que visam o cumprimento da Lei n° 3924/61 e a salvaguarda do Patrimônio Arqueológico

No mês de dezembro de 2024, a equipe da Espaço Arqueologia desenvolveu estudos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no município de Araranguá, às margens da BR-101. O estudo, realizado conforme as orientações dos Art. 18 e 20 da Instrução Normativa IPHAN n° 01/2015, iniciou-se com atividades preliminares de gabinete, complementadas por prospecções superficiais e subsuperficiais em campo.

Em gabinete, foram realizados levantamentos de dados secundários sobre o contexto ambiental, arqueológico e etno-histórico da região de estudo. Essas informações subsidiaram os trabalhos de campo, permitindo avaliar previamente os tipos de sítios arqueológicos comumente encontrados e seus padrões de implantação.

Nas atividades de campo, executadas por meio da escavação de poços-teste e caminhamentos sistemáticos, toda a área afetada pelo empreendimento foi prospectada. Como resultado, não foram identificados vestígios arqueológicos.

Além dos estudos realizados na área da pesquisa, também foram promovidas atividades de divulgação dos bens culturais acautelados existentes no município junto à comunidade local, por meio de conversas e distribuição de materiais didático informativos.

Os estudos e ações desenvolvidas no projeto visam o cumprimento da Lei n° 3924/61 e, consequentemente, a salvaguarda do Patrimônio Arqueológico.
SOLICITE ORÇAMENTO