Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Guarapuava/PR

Pesquisa arqueológica em Araquari, litoral norte de Santa Catarina
19 de setembro de 2024
Pesquisa arqueológica desenvolvida no município de Campo largo/PR
9 de outubro de 2024

Equipe realiza estudo em área onde é prevista a implantação de um empreendimento imobiliário

Uma área localizada no município de Guarapuava, para a qual é prevista a implantação de um empreendimento imobiliário foi objeto de um programa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico.

A área, de alto potencial arqueológico, está situada a oeste da malha urbana do município, e apresenta características comuns aos campos de altitude, dentre as quais se destacam o relevo suave e a presença de áreas úmidas.

Sobre o local foram executadas prospecções em subsuperfície com a escavação de poços-teste e verificações sistemáticas em superfície e, como resultado, não foram identificados vestígios e sítios arqueológicos.

O estudo, que cumpre com a legislação que trata da proteção ao Patrimônio Cultural acautelado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), também envolveu ações junto à comunidade de entorno do empreendimento. Entre essas ações destacam-se a divulgação dos bens culturais acautelados existentes no município, os esclarecimentos sobre a pesquisa realizada e a extroversão dos resultados alcançados.
SOLICITE ORÇAMENTO