Outro aspecto importante relacionado a esses sítios é o fato de terem sidos identificados no contexto de estudos de Arqueologia Preventiva, demonstrando sua importância para a descoberta e salvaguarda do Patrimônio Arqueológico.
Na pesquisa desenvolvida pela equipe da Espaço Arqueologia, especificamente, não foram identificados vestígios de sítios arqueológicos. Na área pesquisada foram realizados caminhamentos sistemáticos e escavações de poços-teste, que abrangeram toda a área do empreendimento.
Para o coordenador de campo Raul Novasco, “apesar da disponibilidade de recurso hídrico, a inexistência de sítios arqueológicos no local pode estar associada ao alto grau de declividade e ondulação do terreno e à ausência de fontes de matéria prima para a produção de instrumentos líticos ou artefatos cerâmicos”.
O arqueólogo complementa que, apesar da não identificação de sítios arqueológicos, a pesquisa é considerada positiva no que se refere a salvaguarda do Patrimônio, uma vez que foi possível constatar que a instalação do empreendimento não resultará em danos aos bens arqueológicos.