Pesquisadores da Espaço Arqueologia executaram em campo a etapa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de implantação da Usina Termelétrica (UTE) São Pedro, à ser instalada no município de Cantagalo, região centro-sul do Estado do Paraná.
Nesta etapa de pesquisa, o objetivo principal consiste na realização de ações para avaliar a possibilidade de geração de impactos ao patrimônio arqueológico em virtude da instalação do empreendimento. A metodologia prevista no projeto foi aplicada em campo por meio da execução de linhas de caminhamento e escavação de poços-teste para verificação de superfície e subsuperfície, respectivamente.
Como resultado das atividades de pesquisa de campo, nenhum vestígio arqueológico foi identificado, sendo assim, a instalação deste empreendimento não representa riscos ao patrimônio arqueológico, uma vez que passou pelo correto tratamento de pesquisa.
Paralelo às atividades de campo, ações de divulgação da pesquisa foram realizados no âmbito deste projeto. Junto aos moradores da comunidade de Cinderela, além dos cidadãos pertencentes à duas unidades escolares do município de Cantagalo/PR, foram prestados esclarecimentos sobre a necessidade de realização da pesquisa, bem como, foram entregues folders didático-informativos. O material é composto por conteúdo relativo às etapas da pesquisa arqueológica e sobre o modo de vida dos principais grupos humanos que habitaram o planalto meridional brasileiro antes do contato com os europeus.
Estas ações objetivam promover a socialização dos resultados das pesquisas arqueológicas junto à comunidade, despertando o interesse pelo tema e a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico.