Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico no Rio da Várzea

Pesquisa arqueológica em Jandaia do Sul, estado do Paraná
28 de novembro de 2024
Pesquisas arqueológicas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
6 de dezembro de 2024

Estudos nas áreas de influência de um aproveitamento hidrelétrico na região hidrográfica do Alto Iguaçu

Nossa equipe conduziu estudos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico nas áreas de influência de um aproveitamento hidrelétrico projetado no Rio da Várzea, entre Mandirituba e Tijucas do Sul, na região hidrográfica do Alto Iguaçu. A área é reconhecida por seu alto potencial arqueológico, com 16 sítios registrados em Mandirituba, incluindo pré-coloniais e históricos.

O arqueólogo Alessandro De Bona Mello, coordenador de campo da pesquisa, destaca o alto potencial arqueológico da área devido à presença de uma queda d’água, que serve como marcador de paisagem e favorece a obtenção de recursos importantes. Segundo Alessandro, "é comum encontrar sítios arqueológicos líticos do período pré-colonial ao lado de corredeiras e saltos, onde há concentrações de seixos usados como matéria-prima para produção de ferramentas líticas".

A área do empreendimento foi prospectada sistematicamente com caminhamentos e escavações de poços-teste, sem identificar vestígios arqueológicos. Alessandro explica que "as áreas prospectadas têm significativo declive ou foram alteradas há décadas para se tornarem acessíveis e serem utilizadas para outros fins, diminuindo seu potencial arqueológico, embora a região seja considerada de alto potencial para sítios arqueológicos".

Além das pesquisas, a equipe realizou ações de divulgação e esclarecimento com a comunidade local para promover e salvaguardar o patrimônio cultural.
SOLICITE ORÇAMENTO