O bairro Congonhas, situado no município de Tubarão (SC), foi alvo de duas pesquisas arqueológicas, desenvolvidas por pesquisadores da Espaço Arqueologia, entre os meses de abril e maio de 2017.
Os estudos foram realizados, considerando-se o alto potencial da região para a ocorrência de sítios arqueológicos, haja vista que quatro Sambaquis Congonhas I, Congonhas II, Congonhas III e Congonhas IV foram mapeados e cadastrados no banco de dados do IPHAN.
Durante a avaliação de impacto de ambos os projetos, alguns procedimentos metodológicos foram adotados, dentre os quais podem ser destacados, o caminhamento e a perfuração de poços-teste. O caminhamento arqueológico serviu para a averiguação de possíveis vestígios arqueológicos em superfície; já os poços-teste foram perfurados com a intenção de identificar supostos vestígios em subsuperfície.
Após os estudos, não foram identificados sítios arqueológicos na área do empreendimento Via Mar. A ausência de vestígios, provavelmente, está ligada às características ambientais e às escolhas dos grupos pré-coloniais, por locais mais propícios à implantação de seus assentamentos.
Já na Área de Influência Direta (AID) da Lavra da Congonhas Empreendimentos, um novo sítio arqueológico, o Congonhas V, foi mapeado. Trata-se de um sambaqui, localizado em propriedade particular.
Atividades de divulgação da pesquisa foram desenvolvidas com moradores próximos aos empreendimentos e também na Escola de Educação Básica Professor Fernando Valter. Na unidade escolar foram promovidas, no dia 19 de abril de 2017, atividades com as turmas do 1º, 2º, 3º e 5º Anos do Ensino Fundamental I e com as turmas 6º, 7º, 8º, 9º Anos do Ensino Fundamental II. A temática discutida pautou-se na ocupação pré-colonial da região de Tubarão.
Os encontros ocorreram durante o período matutino e vespertino e duas atividades foram planejadas: a primeira mais teórica, aconteceu por meio de uma conversa e a segunda, mais prática, se deu através de uma simulação de lascamento lítico.