Sítio arqueológico é mapeado em Três Barras, município do Paraná
9 de dezembro de 2024Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico em Araranguá
4 de fevereiro de 2025
Resultado de pesquisas conduzidas durante estudo preventivo de arqueologia, associado ao processo de licenciamento ambiental
Em um estudo recente, a equipe de pesquisadores da Espaço identificou dois sítios arqueológicos pré-coloniais no município de Araucária. Um dos sítios é predominantemente lítico, caracterizado por artefatos de pedra, enquanto o outro é lito-cerâmico, contendo tanto ferramentas de pedra quanto fragmentos de cerâmica. A identificação desses sítios é resultado de pesquisas minuciosas conduzidas durante estudo preventivo de Arqueologia, associado ao processo de licenciamento ambiental de um empreendimento imobiliário na região.
Os pesquisadores destacam a importância dessas descobertas, que oferecem novas perspectivas sobre as sociedades que habitaram a região antes da chegada dos colonizadores europeus. O sítio lítico fornece evidências do uso e fabricação de ferramentas em quartzo, matéria-prima abundante na região, segundo dados recentes, francamente utilizada na produção de instrumentos pelas comunidades pré-coloniais. Por outro lado, o sítio lito-cerâmico indica que os povos que utilizavam o quartzo para a confecção de seus artefatos em pedra, também produziam cerâmica.
Os resultados parciais das pesquisas e suas descobertas foram socializados com a comunidade de entorno por meio de contatos diretos com os moradores locais, garantindo que a população esteja ciente e engajada na preservação desse patrimônio histórico.
Esses achados sublinham a necessidade de atenção à peculiaridade do patrimônio arqueológico local, que tem no uso do quartzo como matéria-prima preponderante na indústria lítica, considerando as características geológicas do território. As pesquisas arqueológicas neste tipo de empreendimento contribuem na compreensão dos padrões de assentamento regional.