Assim, munida dessas informações, a equipe de arqueologia empregou as técnicas de pesquisa sobre a área deste estudo, compostas por linhas de caminhamentos sistemáticos para as verificações da superfície e a escavação de poços-teste com cavadeira articulada manual, para as verificações da subsuperfície do terreno. Como resultado, não foram encontradas evidências arqueológicas nas áreas estudadas, no entanto, a pesquisa traz um saldo positivo, na medida em que contribui para o conhecimento sobre o panorama arqueológico regional.
Paralelamente às pesquisas em campo, a equipe de arqueologia percorreu a comunidade visitando residências e estabelecimentos comerciais para divulgar informações sobre a pesquisa arqueológica e também sobre os bens culturais acautelados. Junto aos moradores locais, situados nas imediações da área da pesquisa, foi socializado o conhecimento sobre o contexto arqueológico regional.
Além das informações verbais, os participantes das atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa, receberam materiais didático-informativos, compostos por conteúdos relacionados ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas no âmbito do licenciamento ambiental de empreendimentos, e informações voltadas a preservação do patrimônio arqueológico.