A área de instalação da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Braço do Potinga, localizada entre os municípios de Rio Azul e Mallet, Estado do Paraná, foi estudada recentemente, pela equipe da Espaço Arqueologia.
No local, foram realizados estudos de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico, conforme preconiza a legislação vigente. Esta usina será instalada no curso do Rio Braço do Potinga, região centro-sul do Estado do Paraná.
Considerando o potencial arqueológico da região em estudo, a equipe de arqueólogos realizou levantamentos sistemáticos e intensivos por meio de entrevistas com moradores das localidades próximas ao empreendimento, escavação de poços-teste e caminhamentos em todos os locais à serem afetados pelas obras de instalação da CGH Braço do Potinga, sendo que como resultado dessas atividades, nenhum vestígio arqueológico foi identificado.
A região pesquisada é também caracterizada pela presença das manifestações culturais dos imigrantes de origem eslava, principalmente ucranianos e poloneses, os quais deixaram sua marca na arquitetura da região, com casarões e igrejas em estilo próprio.
Com intuito de congregar com a comunidade local, os elementos gerados nos estudos, a equipe realizou atividades de divulgação desta pesquisa junto aos moradores mais próximos ao empreendimento, nas secretarias de educação e escolas dos municípios de Rio Azul e Mallet (PR). Na oportunidade, foi apresentado o projeto de pesquisa, bem como, foram distribuídos materiais didático-informativos contendo textos e imagens sobre a pesquisa arqueológica, cumprindo deste modo, com uma função social da arqueologia.