Equipe da Espaço Arqueologia resgata sítios no norte do Mato Grosso

Equipe realiza estudo de campo no litoral norte catarinense
16 de novembro de 2017
Novas pesquisas arqueológicas são realizadas no centro-sul paranaense
23 de novembro de 2017

A pesquisa arqueológica busca entender aspectos culturais, sociais e políticos de grupos humanos que viveram no passado, por meio dos vestígios por eles deixados.
No Brasil, além das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos projetos de cunho essencialmente acadêmicos, esses estudos também são realizados junto aos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos diversos.
Na última década, com o incremento da demanda de energia elétrica, a implantação de inúmeros empreendimentos de geração e transmissão se fez necessária. Nesse contexto, aconteceu a implantação da Linha de Transmissão 500kV UHE Colíder-Cláudia, cujo processo de licenciamento cultural resultou na identificação de três sítios arqueológicos pré-coloniais: Vista Alegre 1, Vista Alegre 2 e Jatobá – todos localizados no município de Itaúba, norte do Mato Grosso.
Após verificação dos sítios, a equipe da Espaço Arqueologia realizou escavações na área do empreendimento para o salvamento do patrimônio localizado sobre depósitos de sedimentos areno-siltosos, nas imediações de pequenos cursos de água, porém longe do principal rio da região, o Teles Pires. O trabalho foi realizado entre os meses de outubro e novembro de 2017.
O material do sítio Vista Alegre 1 foi identificado em profundidade variável entre 30 e 50 cm abaixo do nível do solo. No sítio Vista Alegre 2, o material estava entre a superfície e de 20 cm a 50 cm de profundidade. Já o sítio Jatobá, distante aproximadamente 45 km dos outros dois, apresentou um contexto um pouco diferente, pois se encontrava entre o topo e a meia-encosta superior de uma suave vertente, e mais distantes dos cursos de água temporários.
Foram encontrados fragmentos de potes cerâmicos, comumente utilizados pelos povos que habitaram a região, no armazenamento de alimentos, e materiais líticos – resultantes do lascamento e polimento de pedras utilizadas para as tarefas cotidianas.
Os mais de mil fragmentos de cerâmica, o material lítico  e outros vestígios da presença humana encontrados serão analisados em laboratório. Após essa fase da pesquisa, mais detalhes sobre os aspectos tecnológicos e suas particularidades serão concluídas pela equipe.

SOLICITE ORÇAMENTO