Espaço Arqueologia dá continuidade às pesquisas nos municípios de Jaciara e Juscimeira (MT)

Equipe da Espaço Arqueologia participa de evento na UFSC
27 de junho de 2017
Pesquisas realizadas por arqueólogos da Espaço Arqueologia são divulgadas pela imprensa
7 de julho de 2017

Após a finalização do Programa de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial da Pequena Central Hidroelétrica (PCH) Água Prata, as pesquisas arqueológicas seguem com monitoramentos na área da PCH Água Brava, nos municípios de Jaciara e Juscimeira, no estado do Mato Grosso.
Na região, foi escavado um sítio arqueológico com materiais líticos e cerâmicos. O sítio da Onça foi datado de aproximadamente 1.730 anos Antes do Presente (1730±30BP). Os materiais encontrados ajudam a compreender os processos tecnológicos para o talhe de pedras e o manuseio de argila com inclusões vegetais carbonizadas para a produção de vaso cerâmico.
Nas interpretações realizadas com base nas análises em laboratório, foi identificado o uso de seixos rolados para macerar materiais brandos sobre superfícies duras, em atividades entendidas como trituração de vegetais. Esta marca nos seixos tem relação direta com os vasos cerâmicos, uma vez que junto com a argila foram identificados restos vegetais nos fragmentos analisados. Inúmeras lascas produzidas sob a técnica de percussão também foram identificadas no local.
Por sua vez, nas áreas e no entorno da PCH Água Brava, as pesquisas estão avançadas, seguindo o fluxo da obra. Espera-se encontrar mais materiais arqueológicos na Área Diretamente Afetada, bem como pinturas rupestres nos paredões rochosos no entorno, visto ser Jaciara, um local conhecido por inúmeras pinturas em ambientes similares.
Também no entorno, moradores motivados pelos programas de Educação Patrimonial doaram artefatos arqueológicos, encontrados durante as atividades ligadas ao uso da terra, como é o caso de um machado em pedra polida, que agrega informações sobre o passado humano na região.
Ainda no programa de Educação Patrimonial, escolas dos dois municípios foram e estão sendo atendidas com um conjunto de atividades, que envolvem palestras, oficinas e aulas que tratam de arqueologia e patrimônio da região.

SOLICITE ORÇAMENTO