Na última semana de setembro, estudos arqueológicos foram realizados na Central Geradora Hidroelétrica (CGH) Salto Coschinhaki, localizada nos municípios de Pitanga e Boa Ventura de São Roque, Paraná.
Foram encontrados materiais líticos em superfície, que confirma a presença humana muito antes da chegada dos primeiros colonos na região. As pesquisas, que são continuação da investigações realizadas pela Espaço Arqueologia nos anos de 2011 a 2013, na área de implantação da PCH Itaguaçu, a aproximadamente 5 Km da jusante do mesmo rio, pretendem compreender os padrões de assentamentos pré-históricos na área de influência do empreendimento, assim como contribuir com o quadro de pesquisas arqueológicas do estado do Paraná.
Os doutores Jedson F. Cerezer e Valdir L. Schwengber, coordenadores do projeto, realizaram atividades interventivas no terreno, com o objetivo de avaliar o impacto ao patrimônio arqueológico. Nessas atividades, foram evidenciados materiais líticos lascados em diversos pontos do terreno, sem ter sido identificados sítios arqueológicos.
A caraterística de materiais dispersos, sem uma área de concentração, aponta para o alto potencial arqueológico do local, onde recursos hídricos e a paisagem são entendidos como um atrativo para a presença humana no passado.
Atualmente, os materiais arqueológicos identificados encontram-se em análise no laboratório da Espaço Arqueologia e, posteriormente, serão encaminhados para a instituição de guarda, conjuntamente ao relatório final de pesquisa que também será entregue ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Paraná ? IPHAN/PR.