Na última semana, a Espaço Arqueologia participou do XII Encontro da SAB Sul, núcleo regional da Sociedade Brasileira de Arqueologia. O evento foi realizado na Unochapecó, instituição do oeste de Santa Catarina, e teve como eixo o tema “Arqueologias do Sul: diálogos científicos em tempos de crise”.
A abertura do evento contou com a mesa-redonda “Crise na Ciência e Perspectivas para o Futuro”, composta pela Profa. Dra. Simone Stülp, Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Regina Helena Meirelles Santiago, Superintendente do IPHAN/SC; Prof. Dr. Rafael Milheira, da Universidade Federal de Pelotas; e pelo arqueólogo Dr. Raul Novasco, coordenador de projetos da Espaço Arqueologia.
A mesa-redonda teve como proposta discutir as perspectivas para a Ciência a curto e médio prazo, a partir do cenário de crise econômica, sanitária e ética pela qual estamos passando. Nesse sentido, a Espaço Arqueologia foi convidada para apresentar suas estratégias e nova estrutura organizacional, criadas e colocadas em prática a partir do aniversário de 10 anos da empresa.