Mais de 500 estudantes do município de Alto Taquari (Mato Grosso) participaram, de 10 a 13 de abril de 2017, das atividades de socialização do conhecimento do projeto de Educação Patrimonial, relativos ao projeto de implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Lajari.
A equipe de arqueólogos da Espaço Arqueologia proferiu palestras junto à comunidade escolar, abordando as atividades realizadas em campo, laboratório e produção de resultados, com base nos dados levantados.
Os trabalhos desenvolvidos durante as investigações arqueológicas identificaram a presença de grupos humanos com domínio da tecnologia cerâmica, há pelo menos 1140 anos antes do presente (BP), havendo continuidade de ocupação territorial até por volta de 400 anos BP.
Durante as palestras, o interesse dos participantes ficou evidente, em especial quando se construiu a relação entre território e povoamento humano, dentro de uma escala temporal, até os dias de hoje.
Com esta atividade de caráter devolutivo, a comunidade de Alto Taquari pôde conhecer melhor o passado arqueológico e despertar para a valorização e preservação do patrimônio cultural.