A equipe de pesquisa arqueológica prospectou, no período entre 09 a 26 de abril de 2017, as áreas de influência da LT 138 KV SE PCH Lajari (SE) Ferronorte, no planalto Mato-grossense. As investigações arqueológicas da Espaço Arqueologia tiveram início junto à PCH Lajari, onde, em projeto anterior, foram identificados e regatados cinco sítios arqueológicos, cujos resultados trouxeram importantes contribuições para o estudo sobre a ocupação pré-colonial do planalto do estado do Mato Grosso.
Durante a etapa de campo, que abrangeu os municípios de Alto Taquari e Alto Araguaia, foram realizadas saídas de campo com alunos e professores da Escola Carlos Irigaray Filho, de Alto Taquari, bem como palestras sobre o patrimônio arqueológico da região, entre outras ações educativas que focaram a preservação do patrimônio arqueológico.
As prospecções identificaram algumas ocorrências e dois novos sítios arqueológicos, com artefatos líticos lascados, próximo às escarpas de erosão lateral, típicas da região. Nestes espaços, não muito distantes do traçado da LT, foi possível obter dados para identificar locais de interesse arqueológico, por serem áreas de transição de relevo. Nestas áreas, grupos humanos que ocuparam a região em períodos anteriores à colonização europeia e desenvolveram suas atividades, transportando rochas para o alto das escarpas e lá confeccionaram artefatos com a aplicação de técnicas de lascamento.
As informações obtidas ainda são primárias, por se tratar apenas da fase de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, porém já são relevantes para colocar as bordas do planalto como locais de dinâmicas humanas na paisagem, com espaços preferencias, em locais de grande visibilidade da paisagem.