As atividades de pesquisa arqueológica realizadas na área do futuro Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Pequeno Príncipe tiveram como objetivo verificar a possível existência de sítios arqueológicos. O local escolhido para a implantação do empreendimento foi Bacacheri, bairro situado na região nordeste do município de Curitiba, capital paranaense.
Em campo foram realizados caminhamentos por todo o terreno inserido na poligonal do empreendimento, além da escavação de poços-teste, que consiste em pequenos furos no solo que expõe a subsuperfície e, assim, evidencia estruturas e materiais arqueológicos soterrados. Como resultado das atividades de campo, nenhum vestígio arqueológico foi encontrado, indicando que não há nenhum sítio na área do empreendimento.
No entanto, levantamentos bibliográficos demonstram que a região de Curitiba possui diversos sítios arqueológicos. O estudo mostrou que, apenas na capital paranaense, existem 20 registrados que remetem a ocupação de grupos humanos em diversos períodos, desde milhares de anos até poucos séculos atrás, compondo um complexo panorama cultural e cronológico.