Mais um programa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico foi desenvolvido pela equipe da Espaço Arqueologia. Dessa vez, a área pesquisada está situada no município de Carambeí, estado do Paraná, mais especificamente no baixo curso do rio São João.
Os estudos desenvolvidos fazem parte do processo de licenciamento ambiental da CGH Pioneiros - empreendimento que, a partir das pesquisas realizadas, busca a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN à emissão das licenças ambientais por parte do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, órgão licenciador.
A pesquisa cumpre a Lei n° 3.924/61, que envolve a proteção do patrimônio arqueológico nacional. O estatuto define que nenhum sítio pode ser impactado ou mutilado em decorrência do aproveitamento econômico da área em que está localizado. Dessa forma, as pesquisas executadas tiveram o objetivo de verificar se há sítios arqueológicos na área em que será instalada a CGH Pioneiros, seguindo os procedimentos legais definidos pela Instrução Normativa IPHAN n° 001/2015, e aplicando técnicas de investigação reconhecidas, tais como as prospecções subsuperficiais em transects e as varreduras de superfície por meio de caminhamentos sistemáticos. Como resultado, nenhum vestígio arqueológico foi identificado.