Estudo de Arqueologia preventiva é executado na região de Lagoa do Dionísio, Ibitiara/BA

Sambaqui inédito é identificado em São Francisco do Sul/SC
10 de abril de 2025

As serrarias da localidade de Lagoa do Dionísio, no município de Ibitiara, na Bahia, foram objeto de estudos arqueológicos, referentes à etapa inicial do licenciamento ambiental de um empreendimento de geração de energia eólica.

A etapa, corresponde à Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, e tem como objetivo identificar, a partir de elementos da paisagem e do contexto arqueológico regional, os compartimentos de alto, médio e baixo potencial para ocorrência de sítios arqueológicos nas áreas de interesse do empreendimento.

Tal avaliação se dá por meio de pesquisas bibliográficas e de campanhas de campo, quando a equipe de pesquisadores realiza vistorias in loco e faz contato com a comunidade, no intuito de obter informações a respeito da existência de contextos arqueológicos já conhecidos e realizar a divulgação das informações que já se tem sobre o patrimônio arqueológico local.

Em estudos anteriores já realizados na região por nossa equipe, foram identificados sítios arqueológicos compostos por abrigos com pinturas rupestres ou por sítios líticos e cerâmicos superficiais.

Na pesquisa atual, por meio das vistorias e conversas realizadas com a comunidade, não foram identificados novos sítios arqueológicos, contudo, se constatou o alto potencial da região para a existência de contextos ainda não registrados.

A sequência do estudo se dará com a realização da etapa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, onde prospecções interventivas serão realizadas nas praças dos aerogeradores e demais estruturas que comporão o empreendimento.
SOLICITE ORÇAMENTO