No município de Florianópolis, mais precisamente na localidade de Carianos, a equipe de arqueologia da Espaço conduziu pesquisas em dois loteamentos, onde os estudos foram realizados. De acordo com o historiador e professor Alexandre de Medeiros Motta, pesquisas sobre o contexto arqueológico, histórico e etnográfico são realizadas previamente, para fornecer suporte à equipe de campo durante as ações no terreno, com o objetivo de considerar os diferentes aspectos e períodos de ocupação do território.
Essas pesquisas não se limitam apenas a elementos que remetem ao comportamento humano; aspectos geológicos, geomorfológicos e ambientais também são estudados. Conforme o pesquisador da Espaço e Mestre em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre, Oscar Pozzebon, "as áreas de influência do empreendimento estão localizadas integralmente na região do litoral central de Santa Catarina, que faz parte do domínio morfoclimático Mares de Morros. Esse domínio acompanha todo o litoral brasileiro e apresenta um relevo bastante irregular, resultado de ações erosivas sobre a estrutura cristalina proterozóica. Além disso, possui um clima predominantemente quente e úmido, tanto nas zonas tropicais como nas subtropicais."
Os estudos arqueológicos recebem maior importância durante as pesquisas de campo, que incluem escavações de poços-teste em áreas de prospecção sistemáticas com poligonais previamente definidas, onde aspectos inéditos das áreas em questão podem ser revelados. Além disso, há uma interação com membros da comunidade por meio de ações de esclarecimento e divulgação da pesquisa.