Livro produzido pela Espaço Arqueologia é publicado

Espaço Arqueologia promove “Seminário de temas atuais”
23 de outubro de 2018
Segundo livro é publicado pela Espaço Arqueologia em 2018
30 de outubro de 2018

Em agosto de 2018 foi publicado o título “Arqueologia no Vale do Jamari”. O livro é resultado de experiências envolvendo projetos desenvolvidos nos municípios de Ariquemes, Cacaulândia e Montenegro, centro-norte do Estado de Rondônia. Ao longo de 6 anos, pesquisadores da Espaço Arqueologia estiveram na região, até então pouco estudada do ponto de vista arqueológico.
Os estudos foram realizados no contexto do licenciamento ambiental de 3 empreendimentos hidrelétricos e uma linha de transmissão de energia, localizados nas proximidades dos rios Canaã, Quatro Cachoeiras, Jamari e Pardo. Foram identificados e resgatados vários sítios arqueológicos, em sua maioria cerâmicos, datados por volta de 1000 anos antes do presente. No entanto, cabe destacar que além de sítios pré-coloniais, este projeto compreendeu o estudo de 7 sítios históricos Seringais, importante marco no desenvolvimento e ocupação do Norte do país, em especial, do Estado de Rondônia. Segundo o coordenador da pesquisa, o Prof. Dr. Valdir Luiz Schwengber, a pesquisa realizada no Médio Jamari, além de importante contribuição para a pesquisa da arqueologia amazônica, evidenciou por meio do estudo da cultura material, os mais expressivos personagens da sociedade rondoniense: o elemento indígena e o seringueiro, frequentemente marginalizados na história oficial.
A obra compila contribuições em diversas áreas de pesquisa por meio de reflexões sobre os progressos e as adversidades que envolvem a gestão do patrimônio arqueológico, desde as questões legais até a caracterização do ambiente estudado.
O Programa de Educação Patrimonial, contemplou milhares de pessoas entre estudantes do nível básico e superior, professores, diretores de escolas e a comunidade em geral. Outro resultado marcante da interação entre equipe de pesquisa, empreendedor e comunidade acadêmica foi a criação do Museu de Arqueologia de Rondônia, estrutura disponibilizada para a comunidade da região do empreendimento. Houve também a produção de um segundo livro, desta vez do gênero literário ficcional, voltado para o público infanto-juvenil intitulado “O Legado do Seringal” que materializa o esforço de dar visibilidade às populações indígenas e dos seringueiros.
Cabe ressaltar também, que foram realizados Cursos de Capacitação para técnicos em arqueologia em uma parceria entre a Espaço Arqueologia e o Instituto Federal de Rondônia que contemplaram servidores do IFRO de Ariquemes, alunos da instituição e comunidade em geral.
“Arqueologia no Vale do Jamari”, organizado pelos arqueólogos Dr. Valdir Luiz Schwengber e Dr. Raul Viana Novasco, teve a contribuições de diversos pesquisadores que passaram pela Espaço Arqueologia. Publicado pela editora Dialeto Latin American Documentary e diagramado por Emeline Camargo Novasco.

SOLICITE ORÇAMENTO