A região de Prudentópolis, no centro-sul do Paraná, possui um histórico pioneiro nas pesquisas arqueológicas paranaenses. Na década de 1950, o município abrigou o sítio arqueológico Estirão Comprido, o primeiro do estado submetido a escavação.
Além de artefatos líticos e cerâmicos, o sítio, localizado na margem esquerda do Rio Ivaí, apresentou 9 sepultamentos humanos. Estes materiais foram estudados pelos primeiros arqueólogos do estado, integrando um importante capítulo da pesquisa arqueológica regional.
Dentro deste contexto, e objetivando contribuir com o conhecimento sobre a ocupação humana nesta porção do estado, está sendo realizado o Monitoramento Arqueológico, atividade paralela à implantação da Pequena Central Hidrelétrica Dois Saltos. O empreendimento será instalado no Rio dos Patos e possuirá capacidade total de 25 MW. Os trabalhos de campo buscam evitar que danos aconteçam a qualquer eventual patrimônio arqueológico presente no ambiente da obra, além de ser uma oportunidade para a pesquisa continuada, a fim de levantar maiores informações sobre o contexto arqueológico regional.